martes, 17 de abril de 2007

CONTRIBUCION DE LOS SISTEMAS DE INFORMACION


A CONTRIBUIÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS
PARA A PROMOÇÃO DO PATRIMÓNIO


TERESA MARQUES
Coordenadora do Gabinete de Inventário e Informática
do Instituto Português do Património Arquitectónico - IPPAR

Licenciada en Historia. Asesora principal del Instituto Portugues de Patrimonio Arquitéctonico y Arqueológico. Consultora de la Unesco para avalar la candidatura a Parimonio Mundial de Conjunto Arquelógico de Tarragona España. Autora de cerca de treinta artículos sobre inventarios, gestión y valoración del patrimonio, correspondiente a la Red Europea de Patrimonio del Consejo de Europa. Miembro de asociaciones científicas nacionales e internacionales como: la Asociación de Arqueólogos Portugueses, la Asociación Profesional de Arqueólogos, la Asociación Europea de Arqueólogos, y miembro del Núcleo de Sociedades de Información del Ministerio de Cultura Portuguesa.



RESUMO

As principais atribuições do IPPAR são o estudo, classificação, protecção, recuperação, valorização e divulgação do Património Classificado português.

Para desempenhar, com maior eficácia, a tão difícil tarefa de gerir e divulgar um património composto de cerca de 4500 imóveis com protecção legal, desde 1995 que se tem vindo, em conjunto com a empresa CHIRON, a desenvolver um Sistema Integrado de Gestão do Património Imóvel, construído inicialmente para a gestão do património aqueológico, e designado de Endovellicus, que possibilita actualmente o armazenamento de informação referente a todo o tipo de património fixo: monumentos, conjuntos arquitectónicos e sítios arqueológicos.

Este Sistema, para além de assegurar o conhecimento dos bens patrimoniais e respectiva bibliografia, da protecção legal, dos documentos e processos a eles associados, bem como das intervenções relativas às acções de conservação e restauro realizadas , permite ainda a consulta a todos os movimentos que englobam as acções respeitantes aos pedidos de parecer obrigatórios do IPPAR, relativos ás operações urbanísticas em monumentos com protecção legal .

Esta informação é disponibilizada ao público via Internet em http://www.ippar.pt/ na medida da sua actualização, considerando-se este site como uma janela pública do respectivo Sistema de Informação.

Elaborado em 2001, no âmbito do projecto “Inventariação e Digitalização do Património Histórico – Cultural 2000-2006 “, aprovado por fundos comunitários europeus no âmbito do Programa Operacional da Cultura, assenta em 3 ideias base:
Aproximar o Instituto do cidadão;
Utilizar o Sistema de Informação para uma mais rápida e eficaz actualização dos conteúdos;
Promover a defesa e divulgação do Património Cultural

Como pontos mais relevantes e inovadores destacam-se:
- A disponibilização de formulários com múltiplo fins, permitindo o preenchimento on line e o respectivo download;
- A disponibilização de informação detalhada de monumentos visitáveis, com indicação da iconografia dos serviços disponíveis;
- A actualização periódica das notícias e da agenda das actividades referentes ao IPPAR;
- A sistematização da principal legislação sobre património arquitectónico;
- A possibilidade de encomendar on line objectos e publicações , disponíveis nas lojas;
- A pesquisa de património classificado, cujo acesso é efectuado directamente a partir do Sistema de Informação;
- A localização dos imóveis legalmente protegidos ( ca de 4.500) permitindo a realização de pesquisas geográficas a várias escalas, desde o nível nacional até ao nível de rua, para alguns centros urbanos, na medida dos protocolos estabelecidas com diversos Municípios;
- A divulgação dos bens culturais portugueses inscritos na lista do Património Mundial;
- A disponibilização de uma pesquisa de alguns programas de recuperação e valorização do património, nomeadamente os Itinerários Arqueológicos do Alentejo e Algarve, resultantes de um programa específico desenvolvido pelo Instituto Português do Património Arquitectónico, em colaboração com o Instituto de Apoio e Financiamento ao Turismo, e em articulação com as autarquias envolvidas, bem como outras entidades públicas e privadas.

No hay comentarios: